PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 20 de Setembro de 2014
Porto Seguro
+26°C

19/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Sesab confirma cinco casos de febre Chikungunya em Feira

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na manhã desta sexta-feira, 19, cinco casos da febre Chikungunya em Feira de Santana, a 109 km de Salvador.

A confirmação foi feita a partir da análise de 16 amostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Já em Salvador foram colhidas quatro amostras, sendo duas descartadas, uma considerada inconclusiva e outra cujo resultado ainda não foi divulgado.

Os dois primeiros casos de transmissão de chikungunya dentro do Brasil foram confirmados na última sexta, 12, e divulgados pelo Ministério da Saúde na terça, 16. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que moram em Oiapoque, no Amapá, perceberam os sintomas da doença nos dias 27 e 28 de agosto e passam bem.

Antes disso, 37 pessoas tiveram a confirmação da febre chikungunya no Brasil, mas todos tinham contraídos a doença em outros países.

Só pega uma vez

Assim como a dengue, a febre chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictos, mas só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega a doença uma vez. Os sintomas também são os mesmos da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa. O tratamento consiste no alívio dos sintomas com Paracetamol, hidratação e repouso.

9 mil confirmados

- Desde dezembro de 2013 surgiram mais de 650 mil casos suspeitos de chikungunya nas três Américas, dos quais pouco mais de 9 mil foram confirmados. Antes disso, a doença era comum apenas na África e na Ásia.

Segundo o Ministério da Saúde, o município do Oiapoque intensificou as medidas de controle da doença buscando novos casos suspeitos com alerta nas unidades de saúde e na comunidade, com a aplicação de inseticida.

Este ano o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (Liraa), feito anualmente para identificar as áreas de risco para a dengue, além de identificar áreas com o Aedes aegypti vai buscar também áreas com Aedes albopictus, maior transmissor da chikungunya.

Barbosa disse que a nova doença também será citada na próxima campanha contra a dengue, já que o modo de prevenir as duas e o mesmo. "O período de transmissão maior no Brasil vai sempre de janeiro a maio, mas é importante que desde já as pessoas verifiquem suas caixas d'água, [onde é comum] depósitos do mosquito, para evitar as duas doenças", aconselhou Barbosa.

19/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
2º Porto Seguro Rosa será lançado em outubro com grande caminhada

O segundo Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito, que será lançado dia 1 de outubro, com a grande caminhada pela vida e ações de saúde, está chegando para mobilizar toda a sociedade na luta contra o câncer de mama. É o mês no qual acontecerá a importante campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença que já matou em 2013, no Brasil, 12.705 mulheres.

Os contínuos esforços implementados pelo município em combater a doença, através do desenvolvimento do Programa Saúde da Mulher, realizou de janeiro a dezembro de 2013, conforme indicadores do SISREG, Sistema de Regulação, 3.781 mamografias entre as mulheres na faixa dos 40 anos.

Em 2014, até o mês de agosto, os números já contabilizam 2.720 mamografias de rastreamento.  A meta para o mês de outubro, repetindo o sucesso do programa Porto Seguro Rosa, é realizar 2000 exames, considerando a ampliação ao acesso com o credenciamento de mais um mamógrafo.

 

"O Projeto Outubro Rosa representa um grande sucesso no nosso município, tendo em vista os relevantes números de mamografias realizadas em 2013 e neste ano. A mobilização coletiva para a socialização de informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama é fundamental. O Porto Seguro Rosa é um elo participativo do poder público, privado, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde e população em defesa da vida", afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.

O Ministério da Saúde divulgou nesse ano, portaria de número 1.101, que preconiza nova regra estabelecendo prioridade para exames de mamografia a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. A resolução defendida pelo Ministério da Saúde está baseada em estudos que comprovam maior incidência do câncer de mama em mulheres com esta faixa etária.

A Prefeita de Porto Seguro reforça o envolvimento integrado de todos os profissionais da saúde no planejamento estratégico e as efetivas ações de educação em saúde da mulher na prevenção do câncer de mama durante todo o ano.

"O Programa Porto Seguro Rosa está associado às múltiplas atividades de saúde da mulher que são realizadas diariamente nas Unidades de Saúde da Família. Trata-se de um grande projeto que objetiva reduzir a incidência do câncer de mama em Porto Seguro, alertando às mulheres sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce da doença, que é a segunda mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A nossa gestão prioriza a vida. Portanto, quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de cura", enfatiza a prefeita.

Ascom-Secretaria de Saúde 

19/09/2014
por Topa Tudo News - Mara Magalhães
Porto Seguro sedia congresso dos agentes de saúde da Bahia

Teve início nesta quinta-feira 18/09, em Porto Seguro, o 6º Congresso da Federação Baiana dos Agentes de Saúde. O evento vai até esta sexta feira (19), contou com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com o SINDIACSCER, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. 

A cerimônia de abertura contou com a presença da Prefeita do município, do Vice Prefeito Humberto Nascimento, da Secretária de Saúde, Edna Alves, do Diretor da Atenção Básica da SESAB, José Cristiano Sóster, da Presidente da FEBACS, Edméia Gonçalves, da Diretora da 8º DIRES, Vivian Viana, do Presidente do SINDIACSCER, Tobias Albino, além de secretários e autoridades legislativas. 

Durante o pronunciamento, que teve a participação efetiva dos agentes de saúde e endemias do município e de cidades como Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, a prefeita de Porto Seguro destacou que o município, juntamente com o Poder Legislativo, em reconhecimento a importância da categoria, aprovaram, por unanimidade, Lei nº 12 994, que cumpre o direito dos profissionais ao piso salarial, onde poucos municípios da Bahia conquistaram esse importante feito.

A gestora foi bastante aplaudida pelo público, ao agradecer a contribuição dos agentes. "Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias visitam diariamente às residências para fazer o bem. O trabalho da categoria é essencial para a vida",afirmou.  

A Secretária de Saúde, Edna Alves, enfatizou a importância dos mais de 400 agentes de saúde que atuam no município, lembrando importantes resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos nobres colaboradores."É com grande satisfação e conquista, que Porto Seguro, através do incansável empenho dos agentes de endemias está desenvolvendo o quinto ciclo de visitas aos domicílios que integram a cidade e os distritos, contabilizando mais de 500 mil inspeções. Ao promover grandes avanços, reconhecemos e valorizamos o trabalho de cada um dos agentes que compõe a nossa equipe de sucesso",descreve. 

Ascom-Secretaria de Saúde

19/09/2014
por Topa Tudo News - por Mara Magalhães
Ministra Eliana Calmon cumpre agenda em Eunápolis e Porto Seguro

Candidata ao cargo de Senadora da Bahia pelo PSB, a ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon Alves, esteve nesta quinta-feira (18) em Porto Seguro e Eunápolis, onde participou de entrevistas e fez palestra.

Em Porto Seguro, a ministra visitou os estúdios da Band/Porto, onde foi entrevistada pelo apresentador do programa Estúdio Band Notícias, José Arlindo Leal. Em Eunápolis ela participou de palestra na UnisulBahia    sobre Segurança Pública, quando fez colocações que pretendem instigar a população à reflexão, à exemplo do comentário sobre o funcionamento das polícias:

Sabemos que o crime no Brasil está mais bem equipado do que as nossas polícias. Esta falta de investimento é que promove as greves e o dinheiro gasto durante uma greve poderia ter sido investido na polícia. A polícia civil vive isolada, como um arquipélago;  a Polícia Federal tem os méritos por trabalhar com a inteligência, mas atualmente está desfalcada. Os agentes que estão aposentando não estão sendo repostos. E a polícia é um braço muito importante da segurança pública. A polícia funciona para a justiça e a justiça para a sociedade, mas para tudo isso funcionar é preciso que o estado funcione. Hoje a polícia é comandada pelos políticos que têm os seus interesses voltados para os votos: é a influência política dentro da polícia, o grande vilão que conquista a tropa para ganhar votos”.

Ministra Eliana na Unisul

Quem é Eliana

Eliana Calmon é candidata ao cargo de Senadora da Bahia peloPSB.

Nascida em Salvador, na Bahia, em 1944, Eliana Calmon Alves é formada em Direito e especializada em Processo Civil pela Universidade Federal da Bahia.

Em 1974 passou a ocupar o cargo público de procuradora da República em Pernambuco, dois anos depois passou para a Subprocuradoria Geral da República, e em 1979 passou no concurso público para juíza federal, onde atuou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia por dois anos.

Em 1999 assumiu o cargo de Ministra do Superior Tribunal da Justiça, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo. Eliana Calmon é conhecida pela luta contra a corrupção dentro dos órgãos federais, chegando a investigar irregularidades nos tribunais e a evolução patrimonial dos juízes, a fim de que esclareçam as acusações de improbidade.

19/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Mulher usava certidão falsa para receber auxílio reclusão do INSS

A Polícia Civil prendeu na quarta feira (17), em Eunápolis, Janete Cleia Ferreira dos Santos, 30 anos, portando uma certidão falsa para recebimento de auxílio reclusão do INSS. 

De acordo com o boletim de ocorrência, uma funcionária do INSS suspeitou da certidão apresentada por Janete, com carimbos da delegacia e a assinatura [grosseiramente falsificada] do delegado Rodolfo Faro. A funcionária do órgão solicitou a presença dos policiais para averiguar a autenticidade do documento.

Segundo os policias, Janete ainda tentou fugir, mas foi presa fora do estabelecimento. A mulher alegou que usava a certidão falsa para continuar recebendo o auxílio reclusão de seu companheiro, Wellington Sobrinho da Silva, que já esteve preso por homicídio, mas está solto há quatro anos. Janete declarou ainda que sofre ameaças do companheiro e que não sabe dizer quem fazia as falsificações. A polícia foi ao endereço fornecido por Janete, mas Wellington não foi encontrado. 

O auxílio reclusão é um benefício do INSS pago à esposa ou mãe do preso quando se trata de trabalhador com carteira assinada - contribuinte do INSS, que tenha cometido alguma infração e é condenado da justiça. O benefício só é pago no período em que infrator estiver preso. 

Janete Cleia dos Santos foi autuada por falsificação de documentos e encaminhada ao presídio de Teixeira de Freitas, onde está à disposição da justiça.

De: Radar

19/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Bruna Marquezine participa de filme americano

Atriz falou sobre a participação especial que fez no filme 'Breaking Through', nos Estados Unidos. "Esse foi o primeiro passo, porque eu tenho muita coisa para conquistar lá fora", afirmou ela, que recentemente esteve em Los Angeles para gravar o filme 'Breaking Through'. Sobre a experiência no longa internacional, a global comentou: "Fiz uma pequena participação, mas foi uma experiência ótima para mim tanto como Bruna quanto como atriz", disse ela.

Bruna contou ainda que ficou muito feliz ao ver sua performance no vídeo e disse ter assistido ao trailer recentemente: "eu apareço por um segundo e de costas, o que já me deixa muito feliz". Também durante entrevista ao 'Programa do Jô', a artista não deixou de comentar sobre a vida amorosa e deixou claro que seu coração está sem dono. "Não estou namorando", pontuou. 

A entrevista do Jô Soares vai ao ar hoje dia 19 de setembro de 2014.

Reportagem Topa Tudo News

19/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Lançado hoje, Relatório da OEA aponta que 40% dos presos no Brasil ainda aguarda julgamento.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos, lançou hoje em São Paulo o relatório ‘Sobre o Uso da Prisão Provisória nas Américas’, em que apresenta um diagnóstico sobre o uso deste instrumento jurídico no continente. No Brasil, cerca de 40% dos presos não tiveram condenação definitiva. O relatório também aponta que o Brasil possui a segunda maior população carcerária das Américas, de aproximadamente 550 mil presos, perdendo apenas para os Estados Unidos.
 
Sobre o Uso da Prisão Provisória nas Américas

O tema da realidade carcerária em geral e da prisão preventiva em específico vem recebendo mais atenção na esfera pública brasileira. Desde a recente reforma no regime das medidas cautelares penais, pela Lei 12.403/2011, passando pelos episódios no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o debate sobre o uso, em regra indevido, do instrumento da prisão preventiva é central para formulação de políticas de segurança e penitenciárias para o país e na superação da prática do superencarceramento que se consolidou no Brasil nas últimas décadas.

O lançamento do relatório contou com a presença de James Cavallaro, atual relator da CIDH sobre os direitos das pessoas privadas de liberdade, Renato Vitto, diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Luis Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional do Justiça, Sandra Carvalho, coordenadora-geral da Justiça Global, e Rogério Taffarello, advogado especialista em direito penal.

Na ocasião, Sandra também apresentou a campanha “Prisão Não! Liberdade para os presos provisórios”, promovida pela Justiça Global. A campanha procura conferir visibilidade ao uso abusivo e ilegal da prisão provisória no país, prática que favorece o encarceramento em massa da população pobre e negra.

De: Justiça Global

19/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Carro bate em barraca e deixa duas pessoas feridas no bairro Baianão

 

Um Fiat Estrada de placa policial OUO 2435 de Porto Seguro bateu em uma barraca de salgados na tarde desta quinta feira. As vítimas ainda não identificadas foram encaminhadas para o Hospital com graves ferimentos e possíveis fraturas nas pernas e braços.

O acidente aconteceu por volta das 15h10min, a polícia  informou que o motorista de veículo permaneceu no local e foi encaminhado para a delegacia para prestar depoimento.  Cesar da Conceição de 63 anos, motorista do veículo é agricultor e não possui carteira de habilitação.  As duas vítimas são do sexo masculino, Domingo Alves e Edmundo Santos. 

 

 

19/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Sindicato dos Bancários emite comunicado e greve geral não está descartada

O Sindicato do Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), com sede na cidade de Itamaraju, acaba de emitir um comunicado sobre uma assembléia da categoria, onde expõe as negociações com os bancos e a possibilidade de uma paralisação nacional. “Informamos que, decorridos dois meses de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nenhuma das reivindicações da categoria foi atendida”, Diz o texto enviado pela assembléia da categoria.

E completa a nota: “Diante disso, estamos aguardando o resultado das negociações desta semana para convocar os trabalhadores para assembléia na próxima semana, quando devemos avaliar sobre a proposta de acordo oferecida pelos banqueiros, ou pela deflagração de greve geral da categoria”

19/09/2014
por Redação Topa Tudo News - Edilene Vasconcellos
Explosão em treinamento da Polícia Militar fere 14 aspirantes a soldados em Teixeira de Freitas

A explosão de um artefato, possivelmente uma granada, na madrugada desta quinta-feira (18/09), na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, terminou ferindo 14 dos 24 aspirantes a soldados que estão em curso na unidade. Dos 14 feridos, oito foram levados ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e três permaneceram internados por causa das queimaduras sofridas nas pernas e no final da manhã desta quinta-feira (18), os três foram liberados da unidade hospitalar.

Conforme o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente coronel Paulo César Alves da Silveira, os alunos estavam em um exercício batizado por “Luz e Som” que trata-se de um treinamento de combate e enfrentamento a manifestos, rebeliões e confrontos policiais, quando um dos artefatos que estavam sendo deflagrados, terminou atingindo imprevisivelmente um grupo de alunos. No entanto, se investiga o acidente de instrução se houve erro ou não na operação de adestramento ou na fabricação do componente.

 Segundo o comandante Paulo Silveira, acidentes ou incidentes e riscos são comuns em qualquer operação de trabalho e especialmente em treinamento militar. Contudo, destacou que o ocorrido na instrução de “Luz e Som” na madrugada de hoje (18) na sede do 13º BPM, não registrou nenhum fato anormal fora dos padrões de um treinamento policial e nem feriu nenhum aluno de forma grave. Tanto que todos os aspirantes a soldado voltaram ao curso no início da tarde desta quinta-feira (18) e a cerimônia de formatura dos novos 24 soldados formandos no 13º BPM está confirmadíssima para sexta-feira do próximo dia 26 de setembro.

O soldado Clerisvaldo Macedo dos Santos, presidente da APRATEF – Associação dos Praças Policiais Militares do Extremo Sul da Bahia, disse que tanto ele, quanto o comandante Paulo Silveira ao tomarem conhecimento do fato, passaram a acompanhar o caso pessoalmente. O presidente Macedo informou que o acidente ocorreu e felizmente não foi nada tão grave ou de proporção maior, todavia o Batalhão tomou todas as medidas necessárias inclusive no encaminhamento dos alunos as unidades hospitalares públicas e privadas. Embora destaca o presidente Macedo, que a APRATEF está acompanhando o procedimento interno instaurado pelo 13º BPM, como também o inquérito aberto pela corregedoria, que objetiva apurar o ocorrido com a finalidade de se identificar se houve exagero, erro no uso do artifício ou falha no instrumento durante  a aula.

 Por Athylla Borborema

 

ESTÚDIO BAND - AO VIVO



PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






PASSANDO A LIMPO # 03-09-2014 RADIO BRILHO DO SOL * MIRO PAUTZ COMENTA LIBERAÇÃO DA CANDIDATURA DE ROBERIO A DEPUTADO E ARQUIVAMENTO DE PROCESSO.


PASSANDO A LIMPO # 18-08-2014 RADIO BRILHO DO SOL * DANILO SUPRILAR DEIXA A BASE DO GOVERNO EM PORTO SEGURO ATIRANDO; MIRO PAUTZ COMENTA POSTURA "VARIÁVEL" DO VEREADOR E FALA SOBRE O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS ATITUDES DO EDIL.


PASSANDO A LIMPO # 26-08-2014 * MIRO PAUTZ FAZ COMENTÁRIOS SOBRE ATAQUES AO GOVERNO E SUPOSTAS DENÚNCIAS ANUNCIADAS PELO GOVERNADOR DANILO SUPRILAR.


PASSANDO A LIMPO # 12-08-2014 * DE VOLTA Á ATIVA E COM O MESMO GÁS DE SEMPRE, MIRO COMENTA TEMAS POLÊMICOS, COMO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE OS AVANÇOS DA POLÍCIA NO CASO DO EX-PREFEITO RIELSON LIMA, CASO DE MENINGITE EM PORTO SEGURO E INTERMUNICIPAL


BAND NOTICIAS # 19-09-2104


BAND NOTICIAS # 17-09-2014 O PROGRAMA ENTREVISTOU A PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BAIANA DOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS EDNÉIA GONÇALVES, QUE FALA SOBRE O CONGRESSO ESTADUAL DA CATEGORIA, REALIZADO EM PORTO SEGURO NOS DIAS 18 E 19 DE SETEMBRO.


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro