PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 22 de Maio de 2015
Porto Seguro
+26°C

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Diálogo busca ampliar protagonismo juvenil na escola

Lideranças estudantis da Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) dialogam com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, sobre a importância da participação da juventude na melhoria da qualidade da educação no estado. 

O encontro aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, na quinta-feira (21) e faz parte do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, para promover o protagonismo juvenil. “Os movimentos estudantis têm um papel importante para avançar na democracia e na formação de líderes no nosso País. O governo acredita no protagonismo juvenil como agente transformador da realidade social e, consequentemente, na melhoria da qualidade da educação pública”, afirmou Barreto, informando que a rede estadual está realizando, pela primeira vez, a eleição de líderes de classe em todas as escolas públicas. 

O pleito acontece no período de 27 a 29 deste mês, quando serão eleitos mais de 20 mil representantes, entre líderes e vice-líderes, em todo o estado. Para o presidente da Abes, Nadson Rodrigues, 20 anos, este é o caminho de mudança da realidade. “Valorizo as representações de turma, acho que esse pode ser o primeiro contato do estudante no meio político. A liderança de sala deve provocar nos estudantes o sentimento coletivo por uma educação melhor”. A presidente da Ubes, Bárbara Melo, 20, acredita que, “num país democrático, o debate com o movimento estudantil é muito importante. Todos que querem melhorar a educação são parceiros”.

Por Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Mais Médicos leva assistência a 63 milhões de pessoas

Programa Mais Médicos beneficia atualmente 63 milhões de pessoas em 4 mil municípios, 72% de todas as cidades brasileiras. Lançado em julho de 2013, a iniciativa já reúne 18.240 médicos que atuam onde vivem as pessoas com maior vulnerabilidade, nas periferias das grandes cidades brasileiras, nos quilombolas, assentamentos rurais, aldeias indígenas, na Floresta Amazônica, onde os brasileiros precisam de médicos.

“Os avanços obtidos mostram que o Mais Médicos tem sido expressivo na melhoria da assistência à população e na expansão do atendimento na Atenção Básica em todo o País. Juntamente às equipes de saúde, os profissionais levam assistência e preenchem vazios onde havia necessidade de médicos”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

São médicos brasileiros e estrangeiros, selecionados por edital, médicos cubanos, cuja participação foi viabilizada por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). São mais de 11 mil médicos que estão atuando por meio deste acordo.

Os médicos participantes recebem bolsa de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos médicos participantes.

Para conhecer a opinião da população a respeito do programa, o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Das 14 mil pessoas entrevistadas pelo estudo, 85% disseram que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais do programa. Para 87%, a atenção do profissional durante a consulta melhorou e 82% afirmaram que as consultas passaram a resolver melhor os seus problemas de saúde.

O estudo foi feito entre novembro e dezembro de 2014 em 699 municípios atendidos pela iniciativa.
 

Marilene Aparecida Alves, 49 anos, que reside em Goiás, confirma o resultado da pesquisa. “Ótimo atendimento nesse postinho (de Abadiânia), não está deixando nada a desejar”, declarou sobre o programa. “Os médicos são atenciosos, super carinhosos e explicativos. Tudo o que você quer saber sobre o que está sentindo naquele momento, eles te passam”. Ela completa apenas que quer ainda mais. “Mais pediatras, mais clínicos gerais, mais ginecologistas, mais médicos”.

Ao avaliar os serviços de saúde, as pessoas entrevistadas apontaram, de forma espontânea, que o número de consultas (41%), o fato dos médicos estarem mais atenciosos (35%) e o tempo maior de consulta (8%) foram os fatores que contribuíram para a melhoria no serviço. Já sobre os pontos positivos promovidos pelo programa, 60% destacou a presença constante do médico e o cumprimento da carga horária e 46% disseram que o acesso às consultas melhorou.

O estudo também mostrou os pontos que a população considera que deverão ser aperfeiçoados: falta de especialistas (63% destacaram este ponto) e acesso mais rápido aos exames (45%).

“A pesquisa demonstra que quanto mais tempo o médico estava no município, maior era o percentual de pessoas que estavam satisfeitas com o Programa”, acrescenta o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Hêider Pinto.

Por Ascom - Governo Federal

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Jorge Hereda assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Jorge Hereda tomou posse como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A solenidade teve a participação do governador Rui Costa, autoridades e membros da sociedade civil. 

Hereda foi o escolhido para substituir o interino Paulo Guimarães. Para o novo secretário, um dos principais desafios da pasta no momento é trazer para a Bahia mais investimentos e empregos. "A gente não pode subestimar a situação econômica, mas também não podemos cair na armadilha de achar que não tem mais jeito. Estamos passando por um período de ajuste. É necessário enfrentar a situação. Vamos em busca de trazer melhorias para o nosso estado", afirmou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

"O secretário Hereda não agirá sozinho, agirá juntamente com os outros secretários estaduais. Precisamos alavancar a economia da Bahia. Temos outras grandes obras para desenvolver, o novo centro de convenções, o VLT [veículo leve sobre trilhos], a outra etapa do metrô são alguns exemplos. Estou focado em ampliar a oferta de empregos no estado", disse Rui Costa.

Formado em arquitetura na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Hereda tem 58 anos e ampla experiência no setor público. Ele já atuou em diversas secretarias de São Paulo,  a maioria voltada para o desenvolvimento urbano e sustentável, e foi presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab). Um dos cargos de mais relevância ocupados por Hereda foi o de presidente da Caixa Econômica Federal (CEF).

Por Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Governador defende mais investimentos no Nordeste durante o PPA

Durante o Fórum Dialoga Brasil - Região Nordeste 2, realizado na manhã desta sexta-feira (22), o governador Rui Costa defendeu mais investimentos federais nos estados nordestinos, além de destacar a saúde e a segurança como áreas prioritárias para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Rui afirmou que deve haver um maior equilíbrio nos recursos federais observando a proporcionalidade populacional da região em relação às demais, já que 28% dos brasileiros vivem no Nordeste e a fatia da região no orçamento da União nunca passou de 12%.

"O Brasil também precisa debater uma nova fonte de financiamento para a saúde. Sou defensor da criação de um fundo nacional de segurança para ajudar a estruturar melhor as nossas polícias", disse ele ao destacar a redução de 21% no número de homicídios na Bahia nos quatro primeiros meses de 2015.

O evento acontece no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador, com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, do secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Gilson Bittencourt, além do vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão. O objetivo do fórum é ampliar a participação e o diálogo do Governo Federal com os Conselhos de políticas públicas, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, empresariais e sindicais dos estados do Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Segundo Miguel Rossetto, a participação popular é fundamental para a efetividade do planejamento. "Nossa ideia é atualizar as diretrizes para manter o crescimento e a renda crescente. Chamar as lideranças ajuda a entender as demandas e prioridades. E quanto maior a cooperação da sociedade, melhor é esse planejamento". As próximas cidades que vão sediar o encontro são Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Belém e Fortaleza.

Por Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Bahiatursa divulga zonas turísticas na BNT Mercosul

A cultura baiana, além das belezas naturais e históricas do estado, em suas 13 zonas turísticas, estarão em destaque na feira internacional BNT Mercosul, que acontece nesta sexta-feira e no sábado (22 e 23) no município catarinense de Itajaí. A Bahiatursa participa, com estande próprio, da 21ª edição do evento com foco nos profissionais de turismo, jornalistas, operadoras e agentes de viagens brasileiros, principalmente da Região Sul, e países do Mercosul - Paraguai, Argentina e Uruguai.

Um dos principais objetivos do órgão é divulgar em Itajaí o voo diário Buenos Aires/Salvador/ Buenos Aires, da Aerolíneas Argentinas, reforçando a promoção da Bahia nos mercados vizinhos, pois a capital portenha funciona como um centro de distribuição aérea. Pesquisa Fipe [Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas], realizada em 2014, confirma a Argentina como principal emissor de turistas para a Bahia, com 25% do total de visitantes.

Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a equipe baiana vai capacitar os profissionais do turismo para vender mais e melhor o estado e gerar maior fluxo turístico. “Com isso, vamos promover não apenas as belezas nacional e internacionalmente, mas gerar negócios por meio da parceria com o trade turístico baiano, que estará presente em Itajaí”.

O trade possui 16 integrantes, entre hoteleiros, operadores e agentes de viagens e empresas de receptivo, que acompanham a equipe da Bahiatursa na BNT Mercosul. Além do São João da Bahia, a riqueza cultural de Salvador, com seu Centro Histórico, o segmento sol e praia, com a Baía de Todos-os-Santos e Porto Seguro, estarão em evidência.

Em 2014, mais de seis mil pessoas estiveram na BNT Mercosul, onde a Bahiatursa participa desde 2011. Profissionais de 265 cidades brasileiras divulgaram seus produtos. O evento reuniu participantes do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Peru, com 472 expositores distribuídos em 100 estandes. 

Por Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Bahia prorroga campanha de vacinação contra gripe até 5 de junho

Na Bahia, a 17ª Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho na maioria das cidades, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). 

A campanha teve início no último dia 4 de maio, e de acordo com o calendário nacional, iria até esta sexta-feira (22). As vacinas podem ser tomadas nas unidades de saúde.

De acordo com a Sesab, a intenção de estender a ação até o dia 5 visa alcançar a meta de imunizar 80% do público-alvo. O governo estadual acredita que as chuvas podem ter dificultado o acesso das pessoas aos postos. 

Em toda a Bahia, a população abrangida pelo público-alvo chega a 3,3 milhões. Até esta sexta-feira, pouco mais de 1 milhão de pessoas haviam sido vacinadas, num percentual de apenas 37,23%.

A Sesab orienta os municípios a intensificarem as ações estratégias para que a meta do Ministério da Saúde seja alcançada no estado. 

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

Com informações do G1

22/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Ações do Detran em Porto Seguro entram na agenda dos turistas

Porto Seguro recebe turistas em todas as épocas do ano, de todos os cantos do Brasil e do mundo. Nem mesmo o atual período de chuva afasta quem quer conhecer o patrimônio histórico e cultural do município, torcendo por um pouco de sol para aproveitar as belas praias.

Com a agenda mais livre, os visitantes tiveram tempo para dar atenção a um assunto que pode estragar a viagem: acidente de trânsito. Eles receberam nas barracas de praia, a visita das equipes da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que estão na cidade realizando ações educativas do "Maio Amarelo",  movimento internacional pela redução no número de acidentes.

A professora Aurelina Veloso, que deixou o Brasil há mais de 20 anos para morar na Alemanha, não conhecia o "Maio Amarelo".  " Fiquei sabendo agora que o movimento  é  mundial, mas não tinha conhecimento. Como sei que os números  de acidentes no Brasil são altos,  acho extremamente importante essa ação", disse. 

Lis Bruss, portuguesa que visita a Costa do Descobrimento com frequência, contou que ainda não tinha visto iniciativa semelhante na cidade. "Todos os anos venho a Porto Seguro e nunca vi esse tipo de ação educativa. Muito interessante e simpática a abordagem da equipe. Nós, turistas, nos sentimos mais seguros, porque sabemos que os órgãos governamentais estão preocupados com a segurança da sociedade", ressaltou.

Mototáxi

O Detran vai capacitar 400 mototaxistas de Porto Seguro, em parceria com a prefeitura  e o sindicato da categoria. Uma equipe da Escola Pública de Trânsito será deslocada de Salvador para ministrar o curso no município do extremo sul, com o objetivo de melhorar o serviço de transporte muito usado por moradores e turistas. 

Por Ascom - Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

21/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Porto Seguro sedia o 36º Congresso Brasileiro da Anclivepa

De 20 a 22 de maio, o Centro Cultural de Eventos do Descobrimento, em Porto Seguro, será palco do maior evento da área da clínica veterinária de pequenos animais do Brasil. O congresso, que vai discutir as tendências do segmento, foi captado pelo Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau, com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, através da secretaria de Cultura e Turismo.

O número total de congressistas chega a 3 mil, e a programação inclui 144 palestras, e debates sobre temas variados. A Anclivepa promove ainda a ExpoAnclivepa, feira que acontece paralelamente ao congresso, com a participação de dezenas de expositores de todo o País, que apresentarão as novidades do mercado veterinário como: medicamentos, nutrição, equipamentos, pesquisa, tecnologia e softwares.

Na cerimônia solene de abertura estiveram presentes as seguintes autoridades: Humberto Nascimento (Beto Axé Moi), vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo representando Cláudia Oliveira, prefeita de Porto Seguro, Dr. Cesar Olímpio de Oliveira Neto, presidente da Anclivepa – BA, Marcello Roza, presidente da Anclivepa Brasil, Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia,  Ronaldo Azevedo, presidente da Anclivepa – Goiânia, Beatriz Amaro Villanueva, presidente do Conselho Científico Veterinário de Cuba, Patrícia Martins, superintendente do Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau, e representando a secretária de Saúde de Porto Seguro, Edna Alves, a superintende de Vigilância Sanitária em Saúde, Marcia Quaresma. 

Dr. Cesar Olímpio falou da importância do evento da Anclivepa em Porto Seguro. “A grande importância desse evento é a presença de mais de 3 mil médicos veterinários aqui em Porto Seguro. Durante os três dias de congresso, estaremos fazendo ciência, discutindo os rumos da medicina dos pequenos animais e, com certeza, vamos desfrutar todas as belezas que a Costa do Descobrimento tem para oferecer”.

“É uma honra receber o evento da Anclivepa em nossa terra. Esperamos que com a realização deste evento, possamos estimular a economia local e que Porto Seguro se torne um pólo importante do turismo de negócios no Brasil”, afirmou Beto Axé Moi.

Ao final da cerimônia índios da etnia Pataxó fizeram uma celebração indígena para saudar e dar as boas-vindas aos congressistas com muita interação junto às autoridades presentes.
 
Por:
Secretaria de Cultura e Turismo
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

21/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Hotelaria se reúne em Workshop do Hotel Urbano

Representantes da hotelaria de Porto Seguro e de cidades do Sul e Extremo Sul da Bahia lotaram o salão de convenções do Nauticomar Hotel, durante o Workshop “Como Melhorar suas Vendas”, realizado pela operadora online Hotel Urbano, dia 20/05. Durante o evento, que contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Sebrae e Porto Seguro Convention Bureau, o presidente José Eduardo Mendes fez uma retrospectiva da trajetória de sucesso da empresa que ajudou a fundar e apresentou ferramentas de marketing e tecnologia que podem ajudar os hoteleiros a aumentar as vendas e melhorar a ocupação de seus empreendimentos.

Representando a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o secretário de Turismo e vice-prefeito, Beto Nascimento, abordou os resultados positivos que estão sendo alcançados a partir do Direcionamento Estratégico do Turismo que está sendo conduzido pela Prefeitura e destacou a importância da realização de um evento desse porte em Porto Seguro, por uma empresa que possui a maior página de turismo no Facebook do mundo. “Nosso papel é aproximar o hoteleiro dos clientes e o Hotel Urbano oferece uma nova ferramenta para que possamos chegar até o turista que desejamos atingir”, salientou.

De acordo com o presidente do grupo que consegue vender, através da internet, uma diária de hotel a cada segundo, em relação a 2013, o Hotel Urbano apresentou um crescimento de 180% na venda de hospedagens e de 100% na comercialização de pacotes de viagens. Com apenas quatro anos de fundação, a empresa trabalha com a projeção de faturamento de R$ 43 bilhões em 2015, contabilizando  6 mil hotéis parceiros,  62 milhões de compradores e quase 12 milhões de seguidores no Facebook. José Eduardo Mendes agradeceu o apoio que encontrou para realizar o evento na cidade e exaltou a importância do trabalho em equipe. “No Hotel Urbano ninguém faz nada sozinho”, assinalou.

Secretários de Turismo de diversos municípios da Bahia participaram do workshop, que contou ainda com a presença do diretor comercial do Hotel Urbano, Antonio Gomes; do gerente regional do Sebrae, Alex Brito; do diretor financeiro, Enivaldo Piloto e da superintendente do Convention Bureau, Patrícia Martins; do secretário de Comunicação de Porto Seguro, Cezar Aguiar e  do diretor regional da ABIH, Wilson Spagnol. No final  foram sorteados pacotes de viagens para Fernando de Noronha, Buenos Aires, Cancun e Las Vegas.

Por Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

21/05/2015
por Topa Tudo News - Braian Prado
Em defesa do pacto federativo, Rui pede diálogo entre Congresso e governadores

Ao participar do Encontro com Governadores, promovido pelo Senado Federal, nesta quarta-feira (20), em Brasília, o governador Rui Costa defendeu que o Congresso Nacional ouça os chefes do Poder Executivo dos estados antes de votar propostas que impactam as receitas estaduais. O evento teve como foco a repactuação das obrigações orçamentárias dos entes federativos para educação, segurança, saúde e outras áreas. 

"O pacto federativo não é só pontuar a relação dos estados e municípios com o Executivo nacional, mas também discutir com o Congresso. Precisamos de diálogo entre os parlamentares, governadores e prefeitos sobre o impacto que projetos podem causar, alterando fortemente a arrecadação dos estados", afirmou Rui Costa. 

O governador exemplificou o alerta. "O Senado aprovou a mudança da substituição tributária de micro e pequenas empresas, o que aumenta o custo de arrecadar dos estados e diminui a receita".  Na avaliação dele, projetos como este, antes de votados, devem ser discutidos sob a ótica federativa. Isso evita que a crise dos estados e municípios e de sua viabilidade fiscal seja aprofundada. 

Saúde e segurança 

Quanto ao encaminhamento do tema no Congresso, a partir dessa reunião, Rui Costa disse que está otimista. "Penso que há o envolvimento dessa Casa. Não tem como continuarmos transferindo despesas. A lógica de despesas crescentes e receitas decrescentes quebra estados e municípios". 

Ainda dentro da discussão do pacto federativo, o governador destacou a necessidade de mais recursos para a saúde e a soma de esforços para a segurança pública. "Estamos no mesmo barco e temos que buscar a solução para problemas graves que afligem a população brasileira". 

Por Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia





PUBLICIDADE
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






Passando a Alimpo Rádio Brilho do Sol 26-12-2014


PASSANDO A LIMPO # RADIO BRILHO DO SOL 15-12-2014


PASSANDO A LIMPO # 13-05-2015 * NO PROGRAMA PASSANDO A LIMPO DESTA QUARTA-FEIRA, MIRO TOPA TUDO ENTREVISTOU CIRO LEITE, QUE FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DAS BALSAS PARA A REGIÃO DE PORTO SEGURO.


PASSANDO A LIMPO # 20-02-2015 * MIRO PAUTZ COMENTA, JUNTO COM JOSÉ ARLINDO, A VISITA DO GOVERNADOR RUI COSTA E OUTRAS AUTORIDADES A PORTO SEGURO, SOBRE A MELHORIA DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO E O CASO RIELSON LIMA


BAND NOTICIAS # 22-05-2015 * NESTA SEXTA-FEIRA, DESTAQUE PARA O RESULTADO DO WORKSHOP REALIZADO PELO HOTEL URBANO E PARA A PRORROGAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NA BAHIA.


BAND NOTICIAS # 21-05-2015 * NO PROGRAMA DESTA QUINTA-FEIRA, DESTAQUE PARA A MESA REDONDA DO ESPORTE QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE RUGBY DE PORTO SEGURO, DIEGO HAMILTON, ALÉM DE VÁRIOS CONVIDADOS.


PUBLICIDADE
ENQUETE
O que você achou das atrações já anunciadas para o São João Elétrico 2015?

Boas, dentro do possível
Muito boas, melhores do que as de 2014
Ruins, nada a ver
Péssimas, detesto festa junina

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro