PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 25 de Julho de 2014
Porto Seguro
+26°C


24/07/2014
por Topa Tudo News
Serviço de Inspeção Municipal será regulamentado em Porto Seguro

A Prefeitura de Porto Seguro deverá regulamentar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado a Secretaria de Agricultura e Pesca. A aprovação do regulamento que institui o serviço foi publicada no Diário Oficial do Município, com data de 11/07/14. 

O documento aprovado pelo Executivo estabelece as normas que regulam em todo o município a inspeção e a fiscalização industrial e sanitária para produtos de origem animal, “destinadas a preservar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos e a saúde e os interesses do consumidor”, diz o texto, que informa que ficam sujeitos a inspeção e fiscalização previstas no regulamento os animais destinados ao abate, a carne e seus derivados, o pescado, ovos, leite e produtos de abelhas. 

A inspeção e fiscalização abrangerão a inspeção antes do abate dos animais, a recepção, manipulação, beneficiamento, industrialização, fracionamento, conservação, embalagem, rotulagem, armazenamento, expedição e trânsito de matérias-primas e produtos de origem animal. 

O decreto publicado no Diário Oficial diz ainda que a Secretaria de Agricultura e Pesca poderá estabelecer parceria e cooperação técnica com municípios, Estado e União.

 

24/07/2014
por Topa Tudo News
Audiência Pública: Porto Seguro dá primeiro passo para revisão do Plano Diretor Urbano

Porto Seguro deu o primeiro passo para a revisão do Plano Diretor Urbano (PDU), em audiência pública, realizada no dia 23 de julho, na Câmara Municipal.

Estiveram presentes, o vice-prefeito do município, Beto Nascimento, representando a prefeita; secretários municipais; vereadores; representantes do Ministério Público, de entidades e da sociedade civil.

Durante o encontro foi apresentado o plano de trabalho e o de mobilização social, além de uma prévia das indicações dos principais pontos a serem revistos, realizada pela Comissão de Execução e Desenvolvimento, juntamente com a Câmara Técnica.

Posteriormente, serão realizadas oficinas para diagnóstico, nos distritos de Arraial d´Ajuda e de Trancoso e na sede do município, em que serão feitas consultas à população para a elaboração do novo PDU.

O vice-prefeito, Beto Nascimento, frisou em nome da prefeita a importância da participação da comunidade neste processo. "O objetivo é tornar Porto Seguro realmente um lugar melhor pra se viver e para isso acreditamos que é necessário rever as necessidades da comunidade e os parâmetros já defasados, sendo assim, é imprescindível ouvir a população sobre suas aspirações a cerca do futuro do município", diz.

"A gestão do município está empenhada neste diálogo a fim de analisar essas necessidades, as soluções dos problemas enfrentados, fortalecer as políticas públicas de participação e a elaboração da revisão do PDU", explica o secretário de Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Epaminondas Castro, ao citar já a existência de uma análise técnica.

Com Ascom Prefeitura de Porto Seguro

24/07/2014
por Topa Tudo News
Rondas contra propaganda irregular começam no fim de semana

As rondas para coibir propaganda política irregular e abusiva em bens públicos estão previstas para começar nesse fim de semana durante todo o dia. As medidas se referem a  placas, cavaletes, faixas, cartazes e assemelhados que estiverem em vias públicas desrespeitando a legislação eleitoral.

Essa e outras decisões foram  tomadas em reunião realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tarde de quarta-feira,23.

As ações de combate reúnem, além do TRE-BA, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), Sucom, Ministério Público Estadual (MPE) e juízes eleitorais.  O grupo de servidores que vai realizar as rondas é coordenado pelos juízes Arnaldo José Lemos de Souza e Ana Maria Silva Araújo de Jesus, respectivamente titulares da 1ª e 6ª zonas eleitorais. Os servidores têm poder de polícia para fiscalizar  e realizar a  apreensão das peças irregulares.  

Eles podem apreender o maerial irregular de forma imediata, independentemente de notificação ao candidato, partido ou coligação. As peças apreendidas ficarão armazenadas em um galpão sob poder da Justiça Eleitoral até expedição das medidas de um juiz.  

Policiais militares, federais ou membros da Guarda Municipal podem ser acionados pelos juízes eleitorais quando houver risco à segurança dos servidores envolvidos na fiscalização.

A Tarde

24/07/2014
por Topa Tudo News
Nizan Guanaes é eleito publicitário de maior confiança no país

Sócio e um dos cabeça do Grupo ABC, o soteropolitano Nizan Guanaes foi considerado o publicitário de maior confiança do Brasil. Baiano foi escolhido por 34% dos leitores da revista Seleções na 13ª edição da Pesquisa Marcas de Confiança 2014, realizada pela publicação em parceria com o Ibope Inteligência.

Em segundo lugar foi escolhido o fundador da DPZ Roberto Duailibi, com 32% da preferência. A marca Nestlé foi considerada pela pesquisa a mais confiável.

É o oitavo ano em que a brand conseguiu o prêmio máximo do estudo. A amostra tem o universo de 1,3 mil respondentes. Guanaes já faturou prêmios como o do Ernst & Young Brasil, em 2008, na categoria "Empreendedor do Ano".

24/07/2014
por Topa Tudo News
Cerca de 200 Santas Casas ficam sem verba e correm risco de fechar

Ao menos 200 Santas Casas perderam um aporte de recursos do Ministério da Saúde devido à omissão de secretários municipais e estaduais de Saúde.

A afirmação é do diretor-geral da CMB (confederação das Santas Casas e entidades filantrópicas), José Luiz Spigolon. Segundo ele, elas "estão em situação bem complicada" e correm o risco de fechar.

O governo federal anunciou ajuda a 762 Santas Casas de 23 Estados, em dezembro, elevando o valor pago por procedimentos como raio X e consultas.

O aporte totalizava R$ 1,6 bilhão. Os 200 hospitais que ficaram de fora deixaram de receber cerca de R$ 315 milhões. "Os secretários da Saúde de municípios e Estados não conseguiram preparar a tempo o termo aditivo e publicá-lo, conforme previa o ministério", diz Spigolon.

Ele afirma que o ministério ampliou o prazo para envio da documentação, mas não houve adesão.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde afirma ter havido "pendências documentais".

Folha On line

24/07/2014
por Topa Tudo News
Axé Moi divulga programação para Setembro-Outubro

Atendendo a pedidos, este ano acontecerão três micaretas na Arena Axé Moi em toda  a temporada 

Os números da temporada de junho-julho de 2014 foram excelentes para a cidade de Porto Seguro, surpreendendo até mesmo as agências de viagens, que trabalham com o setor do turismo jovem há mais de 10 anos. E as expectativas para a temporada de setembro-outubro, que também tem como público-alvo jovens formandos de todo o país, é de números igualmente ou mais expressivos.

Pensando nisso, o Grupo Axé Moi acrescentou à agenda de eventos mais duas semanas, incluindo outras duas micaretas na Arena Axé Moi para atender esses foliões. A programação especial começa no dia 29 de setembro, e dura todo o mês de outubro, sempre com grandes atrações e festas de alto padrão.

Nos dias 29 e 30 de setembro acontece a primeira micareta da temporada. As atrações são banda Eva, um DJ e MC Guimê, autor e interprete da música “País do futebol”, cujo vídeo já ultrapassou os 34 milhões de acessos no youtube. Nos dias 06 e 07 de outubro, teremos o segundo carnaval fora de época com a banda Jammil e uma noites, um DJ e o MC Guimê.

A tradicional “Semana do Saco Cheio”, que ocorre entre os dias 12 e 18 de outubro, é o período de maior fluxo de jovens. Nos dias 13; 14 e 15 de outubro haverá o Outubro Folia sempre na Arena Axé Moi. Para estes três dias de evento, as atrações são Ivete Sangalo, MC Guimê, Tomate, Saulo Fernandes e um DJ a definir.

Para completar a programação desta temporada, nos dias 3; 11 e 18 de outubro a Cabana Axé Moi realiza a clássica Festa Fantasy, sempre a partir das 22h. Apresentadores, Cia de Dança Axé Moi e dois DJs por noite são as atrações do evento.

Além disso, a Cabana Axé Moi mantém sua programação diária com o quadro de artistas da casa, restaurante e entretenimento para toda família o dia inteiro. Para maiores informações, ligue para (73) 3288-8930.

 

24/07/2014
por Topa Tudo News
Brasil sobe no ranking de desenvolvimento da ONU

Uma da razões para a melhoria do Brasil foi a mudança nas estatísticas sobre educação

O Brasil melhorou em 2013 sua colocação em um ranking internacional que classifica as nações conforme a expectativa de vida, os estudos e a renda de suas populações. O chamado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alcançado pelo País é o 79º em uma lista de 187 países. Em 2012, o Brasil estava na 85ª posição, mas a metodologia do IDH era outra. Com a aplicação da atual metodologia à pesquisa de 2012, o Brasil teria aparecido na 80ª colocação no ano passado.

O IDH é calculado desde a década de 90 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), uma das várias agências temáticas da ONU. Seu objetivo é ser uma referência da qualidade de vida que vá além de análises baseadas no critério de renda. Também leva em conta a esperança de vida, a expectativa de anos de estudo e o tempo médio efetivo de estudos.

No relatório de 2013, o Brasil figura de novo no grupo dos países com desenvolvimento humano "alto", a segunda entre quatro categorias do IDH. Existem 49 nações com índice "muito alto", 53 com "alto", 42 com "médio" e 43 com "baixo". De 2012 para 2013, só 38 países melhoraram seu IDH e apenas 18, ou seja, 10% do total, conseguiram ganhar posição. O Brasil faz parte dos dois times. Segundo o PNUD, à medida que os países avançam, é mais difícil observar variações no IDH.

Uma da razões para a melhoria do Brasil foi a mudança nas estatísticas sobre educação usadas pelo PNUD, uma reivindicação antiga do governo. Até 2012, o IDH recorria a dados de 2005 sobre a expectativa de tempo de estudos. O PNUD argumentava que era uma maneira de tratar os países de modo igual, pois nem todos têm a mesma capacidade de manter estatísticas atualizadas. As nações emergentes, Brasil entre elas, reclamavam que isso era injusto pois deixava de lado avanços recentes. Os números utilizados no IDH 2013 são mais "frescos".

Em 2013, informa o estudo, o brasileiro tinha 73,9 anos de esperança de vida (73,8 em 2012), 15,2 anos de expectativa de anos de estudo (14,2 em 2012), 7,2 anos de média efetiva de estudo (igual a 2012) e renda per capita anual de 14,275 mil dólares (14,081 mil dólares em 2012). Essa combinação deu ao País um IDH de 0,744. Na versão 2012, o índice do País era de 0,742. "O Brasil melhorou nos últimos 30 anos e será um país ainda melhor no futuro, mas perde muito no IDH por causa da desigualdade de renda", diz Jorge Chedieki, chefe do escritório do PNUD em Brasília.

O país líder do IDH continua sendo a Noruega, com 81,5 anos de esperança de vida, 12,6 anos de média de estudo, 17,6 anos de expectativa de anos de estudo e renda per capita de 63,9 mil dólares por ano. Em seguida aparecem Austrália, Suíça, Holanda e Estados Unidos. Na América Latina, o Brasil perde no ranking para Chile (41ª posição), Cuba (44ª), Argentina (49ª), Uruguay (50ª), Bahamas (51ª), Antígua e Barbuda (61ª), Trinidad e Tobago (64ª), Panamá (65ª), Venezuela (67ª), Costa Rica (68ª), México (71ª) e Ilha de São Cristovão (73ª).

Os relatórios anuais do IDH têm sempre um enfoque particular. Neste ano, o PNDU decidiu destacar a capacidade de um país de evitar que pessoas que saíram da pobreza voltem à situação anterior. Para a agência, é bom que os países combatam a miséria, mas é preciso ir além e construir política públicas que respaldem economicamente as populações em casos de grandes crises financeiras ou climáticas, por exemplo. O Bolsa Família é citado como exemplo de política pública a assegurar "resiliência" contra a pobreza. "Constitui um piso de proteção social", afirma Chediek.

O IDH 2013 foi divulgado nesta quinta-feira 24 no Japão. Jornalistas brasileiros receberam o documento antecipadamente para terem tempo de preparar suas reportagens.

Carta Capital

 

24/07/2014
por Topa Tudo News
Medicamentos chegam às farmácias com preços, em média, 12% mais baratos

Governo federal ampliou em 174 a lista de substâncias que ficam livres da cobrança desses tributosinterno ? foto: divulgação

Os medicamentos que passaram a ter a isenção de tributação pelo Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) chegam mais baratos nas farmácias a partir desta segunda-feira (21). 

O governo federal ampliou em 174 a lista de substâncias que ficam livres da cobrança desses tributos, o que deve levar a uma redução de 12%, em média, nos preços dos produtos.

A chamada ?lista positiva?, com a inclusão dos novos produtos, já soma mais de mil itens com sistema especial de tributação, o que representa 75,4% dos medicamentos comercializados em todo o país.

Atualmente, quase a totalidade os medicamentos tarja vermelha e preta estão isentas de PIS/Cofins. Essa medida visa reduzir o custo para a população com medicamentos essenciais, utilizados para o tratamento de artrite reumatoide, câncer de mama, leucemia, hepatite C, doença de Gaucher e HIV, entre outros problemas de saúde.

Critérios estabelecidos

Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) na seleção das substâncias que terão o benefício levam em consideração as patologias crônicas e degenerativas; os programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e a essencialidade dos medicamentos para a população.

Para fazerem jus ao benefício, os medicamentos devem estar sujeitos à prescrição médica e estarem destinados à venda no mercado interno.

A Câmara de Regulação é responsável pelo monitoramento dos preços dos remédios e por garantir que as reduções tributárias sejam integralmente refletidas nos preços fixados como teto para os produtos.

GS Notícias

23/07/2014
por Topa Tudo News
Comédia “Hoje eu não tô boa” será apresentada no Centro de Cultura de PS

“Hoje eu não tô boa” é um espetáculo  solo com o ator Adrianno Lima, onde ele  interpreta uma jovem senhora psicóloga Vanda Celeste  que foi  convidada para fazer uma palestra.

Diante deste desafio  doutora Vanda  resolve fazer a palestra tendo  como foco principal sua própria estoria de vida, relata sua infância pobre onde cita seus colegas com  seus apelidos  inusitados, acontecimentos surreais,  suas peripécias em sua  passagem pela UFBA e como chegou  até os dias de hoje  tendo sucesso em sua carreira tudo isso  com seu humor sarcástico que lhe é peculiar.

O ator Adrianno Lima  passa  por diversas formas e estilo de interpretação de humor desde  o sutil até o escracho, sem perder o foco e o moral da estoria. O espetáculo conta com   o  texto de Luiz Gomes, adaptado  por Adriano Lima  e direção do próprio ator, fazendo deste um desafio no novo trabalho.

LOCAL: Centro de Cultura de Porto Seguro

DATA: 25 e 26 de Julho

HORA: 20 horas

INGRESSOS NO LOCAL: Inteira R$ 30,00 Meia entrada R$ 15,00

Com Centro de Cultura de Porto Seguro

 

23/07/2014
por Topa Tudo News
Eunápolis: Campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos vai até esta quarta

Os agricultores de Eunápolis e região têm até as 16 horas desta quarta-feira, 23, para entregar as embalagens vazias de agrotóxicos na unidade de recebimento montada no Rancho Bonella, saída para Itagimirim. Essas são as orientações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), para a Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos no Extremo Sul, realizada em conjunto com a Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

A equipe da Adab está desde a manhã de terça-feira, 22, retirando de circulação as embalagens de agrotóxicos, por acreditar na agricultura sustentável para o desenvolvimento da Bahia, bem como diminuir o risco à saúde da população. "O objetivo é sempre de conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens, tornando essa prática uma rotina. E um dos principais motivos para dar a destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos é de evitar contaminação do meio ambiente", informa o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá.

Como a maioria das embalagens é rígida, de plástico, metal ou vidro, torna-se fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta. O agricultor deve realizar a tríplice lavagem, seguindo as exigências, e as embalagens que não podem ser lavadas também devem ser devolvidas.

"As embalagens devem ser entregues até um ano após a data da compra. Elas serão recicladas e podem se transformar novamente em embalagens para defensivos, reduzindo o consumo de matéria-prima pela indústria", completa o coordenador do Projeto de Fiscalização do Comércio e Uso de Agrotóxicos e do Campo Limpo, Raimundo Ribeiro. O engenheiro agrônomo ainda ressalta que, apesar de a lei existir desde 2000, ainda existe agricultores que não se preocupam em devolver as embalagens nos pontos de recolhimento distribuídos em pontos estratégicos do Estado.

O gerente da Adab em Eunápolis, Cláudio Wermelinger, explica que todas as atividades são desenvolvidas sempre com o compartilhamento de responsabilidades e a participação de todos os elos envolvidos. Trata-se de uma ação conjunta e conta com o apoio da Prefeitura e suas secretarias do Meio Ambiente e Agricultura e do Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis, além do espaço cedido do Bonella Florestal.

Ascom da Adab

ESTÚDIO BAND - AO VIVO



PUBLICIDADE TRÁFICO NA MIRA
Nova coordenadora da 23ª Coorpin aponta combate às drogas comoprioridade
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






PASSANDO A LIMPO # 23-07-2014


HORA DA BIRIBA * Radio Brilho do Sol # 18-07-2014


PASSANDO A LIMPO # 22-07-2014 * MIRO COMENTA RETOMADA DAS OBRAS DO ESTÁDIO MUNICIPAL E CONFIRMAÇÃO DA SELEÇÃO DE PORTO SEGURO NO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL, QUE COMEÇA EM AGOSTO.


PASSANDO A LIMPO # 14-07-2014 MIRO COMENTA CIRSCUNSTÂNCIAS DA CANDIDATURA DE MARIA MENEZES A DEPUTADA E SUA LEALDADE A ROBÉRIO E SEU GRUPO POLÍTICO.


BAND NOTÍCIAS # 24-07-2014 * APRESENTADO PELO REPÓRTER RAIMUNDO LOPES, O PROGRAMA DESTACA A MORTE DO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA, VÍTIMA DE UM AVC, EXPECTATIVA EM TORNO DA CANDIDATURA DE ROBÉRIO OLIVEIRA A DEP ESTADUAL E OUTROS ASSUNTOS DA PAUTA REGIONAL


BAND NOTICIAS # 23-07-2014 ASSUNTOS IMPORTANTES COMO O PROJETO "CARROCEIRO LEGALIZADO" E PORTO SEGURO EM ALERTA DE CHUVAS FORAM TEMA DE ENTREVISTAS NO PROGRAMA DESTA QUARTA-FEIRA, ALÉM DE BALANÇO DOS EFEITOS DA COPA NA ECONOMIA LOCAL PELO SEC.DE TURISMO


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro