PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 28 de Julho de 2014
Porto Seguro
+26°C


28/07/2014
por Miro
Vereadora Lívia Bittencourt assume Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

A vereadora carrega consigo o gosto pela política e pela ajuda às pessoas. 

 

* Pelo diretor geral, Miro 

Em ato da prefeita municipal Cláudia Oliveira, a vereadora Livia Bittencourt deve ser nomeada na manhã desta segunda-feira, 28, a nova secretária do Trabalho e  Desenvolvimento  Social de Porto Seguro, em substituição à secretária Shika Anamiodi.

Única representante mulher junto ao Legislativo, Lívia vinha se destacando pelos relevantes projetos apresentados, em especial em favor das mulheres e dos mais carentes, sendo a escolha realizada pela prefeita uma espécie de tributo ao bom trabalho da vereadora, e que é filha do ex-vereador e atual secretário de Agricultura e Pesca, Aliomar Bittencourt.

Feliz e  agradecida

"Realmente estou muito feliz e agradecida com o convite e este novo desafio que me foi feito pela prefeita. Primeiro, pela confiança em mim depositada e, segundo, porque realmente gosto de ajudar as pessoas  e de procurar fazer a diferença em meu trabalho. Vejo  na política, assim como a prefeita, uma espécie de missão a mim confiada por Deus, e  certamente não posso falhar. Já tenho vários projetos em mente e espero poder colocá-los em prática nos próximos meses, contando com o apoio de todos. Garanto que vou dar o máximo de mim pra ajudar a transformar a  vida das pessoas mais necessitadas", declarou uma entusiasmada Lívia ao Topa Tudo News na noite deste domingo.

Prefeita diz confiar em Lívia

Por sua vez, a prefeita, embora ainda não tenha feito o anúncio oficial da nova secretária, assegurou  confiar no trabalho da vereadora. "Lívia tem sido uma grande  parceira da nossa administração, uma vereadora competente, séria, amiga, leal e totalmente dedicada a fazer o bem ao próximo e à nossa cidade. Estas foram as principais  razões da minha escolha. Confio em Lívia, ela terá todo o meu apoio e  tenho certeza de que dará continuidade ao bom trabalho que Shika vinha fazendo", garantiu a prefeita.  

Aldair assume 

Com a vaga deixada por Lívia junto à  Câmara, quem assume em seu lugar é o suplente a  vereador Aldair do Campinho, também do PMDB,  mesmo partido de da vereadora, e que, juntamente com a nova secretária, estará concedendo entrevista exclusiva ao Estúdio Band Notícias nesta segunda-feira, a partir das 13 horas, pela Band  FM 96,3, e que poderá ser acompanhada com imagens ao vivo  pelos sites www.topatudonews.com.br e www.estudiobandnoticias.com.br 

26/07/2014
por Topa Tudo News
Ilhéus sedia 6º Festival Internacional de Chocolate da Bahia

Como maior produtor de cacau do Brasil, com aproximadamente 60% da produção nacional, o Estado da Bahia quer se tornar referência na produção do melhor chocolate, afirma o secretário Estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, que participou neste sábado (26), do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, e das comemorações do dia Internacional do Cacau, no domingo (27), em Ilhéus, representando o governador do Estado, Jaques Wagner.

 A Bahia já atrai olhar e paladar do Brasil e do mundo, neste segmento, com uma grande variedade de cacau, novos investimentos para aumento da produção, em especial do cacau fino ou gourmet, além do orgânico, e o surgimento de pequenas e médias indústrias com produção de chocolate, desde a amêndoa até o produto final. Em 2014, a expectativa é que a safra apresente crescimento de 3,45% com relação ao ano passado, com previsão de colheita de 163,47 mil toneladas.

Cozinha show chocalate e cacau

Como diferencial para o Festival deste ano serão escolhidos os melhores chocolates do Brasil, com júri especializado, e realizado o II Fórum Sobre a Produção de Cacau e Chocolate de origem 100% brasileiro, com palestras e debates. O evento que teve início nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27), conta com as parcerias da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Federação das Indústrias do estado da Bahia (FIEB), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Sistema FAEB/Senar), Costa do Cacau Convention Bureau, dentre outras entidades e organizações, além da programação cultural, cursos diversos, palestras e concursos.

Fonte: Seagri

25/07/2014
por Topa Tudo News
Produtores rurais do sul extremo sul da Bahia criam entidade em defesa da classe

Para Pedro Vailant,  a intenção é ter uma entidade que represente todos os produtores dessa região e que lhes dê mais legitimidade e força para fazer valer a lei

Reunidos na sede do Sindicato Rural de Eunápolis no último dia 11, os Presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia, representando milhares de produtores rurais, decidiram criar um movimento para defendê-los das arbitrariedades e abandono a que têm sido submetidos pelo poder público.

O Movimento visa, sobretudo, a legalidade e segurança para os produtores. Milhares deles já aderiram ao movimento que promete para os próximos dias uma mobilização nacional, com a finalidade de chamar a atenção das autoridades sobre a gravidade da situação na Bahia.  O pedido de socorro já foi levado a todas as instâncias da polícia e da justiça, e nenhuma medida foi adotada.

Segundo os organizadores do encontro, o clima já é de revolta por parte dos produtores que se sentem obrigados a conviverem com homens armados dentro de suas propriedades, se não quiserem morrer. “Os bandidos são contratados nas periferias das cidades e levados para a zona rural. Chegam exibindo suas armas e coagindo os pais de famílias que são obrigados a abandonar suas propriedades, temendo que o pior aconteça”.

No mês de abril último, Auder Brito, teve sua propriedade invadida por 60 indígenas da Aldeia Boca da Mata. Eles chegaram à fazenda localizada nas proximidades de Montinho, portando todo tipo de arma, fazendo ameaças e mantendo em cárcere privado sua mãe, uma mulher de 70 anos, e a filha de 44, portadora de deficiência mental. Os indígenas bloquearam o acesso à propriedade com barricadas e ameaçam matar os moradores caso não haja desapropriação integral, inclusive com a retirada das duas mulheres.

“A intenção é ter uma entidade que represente todos os produtores dessa região e que lhes dê mais legitimidade e força para fazer valer a lei. Assim foi criado o MDP-R que tem como objetivo exigir que as Leis sejam aplicadas , que a paz no campo volte a ser estabelecida e que o produtor tenha a tranqüilidade para produzir, gerando empregos, renda e riquezas para o pais”, afirma Pedro Vailant, Presidente do Sindicato dos Produtores de Eunápolis.

Já o produtor rural, Lindomar Lembranci, destaca que o movimento nasceu diante da situação de desamparo sofrido pelos produtores, do completo abandonado, na questão de segurança pública. Outro objetivo da união do segmento é a conscientização da sociedade sobre a causa indígena que extrapola os objetivos pelo qual foi criada e é conduzida por pessoas que estão aproveitando da situação, politica e financeiramente, de forma criminosa.

Outra dificuldade apontada por Lembranci é que o Poder Judiciário expede o mandado de reintegração de posse e em sentido contrário o executivo impede a execução, mesmo contrariando a Constituição.

Com Assessoria de Imprensa do Movimento

25/07/2014
por Topa Tudo News
Fotógrafo e piloto seguem em estado grave após queda de avião em Barreiras

Segue internado, em estado grave, o fotógrafo Ruy Resende, que ficou ferido após acidente de avião nesta quinta-feira (24), na região de Barreiras.

Ele foi transferido do centro cirúrgico do Hospital do Oeste para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da mesma unidade, por volta das 21h40 desta quinta. O quadro é instável e o fotógrafo apresenta lesão na coluna e continua sedado.

Já a piloto Ana Maira foi transferida do centro cirúrgico para a UTI por volta das 20h30 dessa quinta. Ela continua sedada e apresenta quadro grave, porém estável. As vítimas estavam em um avião experimental, usado para lazer, quando caíram na divisa entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Segundo a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave caiu na fazenda Santo Antônio.

25/07/2014
por Topa Tudo News
Porto Seguro realizará Campanha de combate à hanseníase e verminose nas escolas

A Campanha de combate à hanseníase e verminose nas escolas de Porto Seguro será realizada no período de 01 a 30 de agosto. O trabalho desenvolvido pela atenção básica junto ao programa de saúde na escola objetiva fazer avaliação física das crianças de 5 a 14 anos do ensino infantil fundamental I e II das escolas municipais,  rurais e indígenas, a fim de diagnosticar precocemente os casos de hanseníase e verminoses. A ação abrange 103 escolas do município e beneficiará mais de 23.000 alunos.

Será disponibilizado nas escolas um formulário que deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis para ajudar na busca ativa de casos de hanseníase. Neste formulário, denominado ficha de autoimagem, a família informará se identifica sinais como manchas ou nódulos na pele dos filhos. 

"Os pais têm participação imprescindível investigando o aparecimento de manchas na pele das crianças. As informações são fundamentais para colaborar com o trabalho dos profissionais de saúde na busca ativa. Os casos com indicação positiva da hanseníase serão encaminhados para consulta e exame clínico na unidade de saúde mais próxima da casa do estudante, com prioridade de atendimento", ressalta a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Para o combate a verminose, a secretaria de saúde fornecerá a distribuição do  medicamento albendazol usado para combater vermes intestinais, de forma a deformar o parasita e impossibilitar a sua sobrevivência dentro do corpo.

Com Ascom-Secretaria de Saúde

 

25/07/2014
por Topa Tudo News
Curso de hansenologia é promovido em Porto Seguro

A Prefeitura de Porto seguro tem realizado diversas ações que buscam aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos na área da Saúde. Após o grande sucesso nas ações da Carreta Móvel de detecção da Hanseníase ocorrida recentemente em Porto Seguro, aconteceu nos dias 22 e 23/7, no auditório da Secretaria de Administração,  o curso de hansenologia voltado para médicos e enfermeiros que atuam na rede municipal de Saúde.

Ministrado pela médica dermatologista, Patrícia Altoé, referência no tratamento da hanseníase no município, o curso teve como objetivo aperfeiçoar os profissionais de saúde na realização do diagnóstico precoce e tratamento dos pacientes com hanseníase.

 "O curso representa nosso comprometimento em oferecer ações contínuas de combate à hanseníase em todas as unidades de saúde e nos últimos anos temos intensificado as campanhas de prevenção e tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde", enfatiza a Secretária de Saúde, Edna Alves.

Sobre a doença

A hanseníase é representada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas.

25/07/2014
por Topa Tudo News
Hepatite B mata 700 mil pessoas ao ano

O dia 28 de julho marca a luta mundial contra a hepatite, doença infecciosa que causa comprometimento da função do fígado. Tão severo quanto o tipo C, a hepatite B faz cerca de 700 mil vítimas ao ano no mundo. A boa notícia é que, no Brasil, a doença pode ser prevenida gratuitamente.

A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública - para todas as pessoas até 49 anos de idade - e nas clínicas privadas - para todas as idades. Para estar protegido contra a doença, são necessárias três doses. Assim como o vírus da AIDS, o da hepatite B é sexualmente transmissível, porém seu contágio atinge altos índices, chegando a ser 100 vezes maior do que por HIV1

A vacinação contra a hepatite B foi introduzida no Brasil há 15 anos, o que faz com que a maioria dos novos casos sejam notificados em pessoas nascidas antes de 1999. "Assim como em outras campanhas, a cobertura vacinal da hepatite B em bebês e crianças é muito grande. O maior problema está na conscientização de jovens e adultos, faixa etária que, em sua maioria, não está vacinada e é sexualmente ativa", comenta o Dr. Renato Kfouri, Presidente da SBIM - Sociedade Brasileira de Imunizações. "É importante que as pessoas sexualmente ativas entendam a gravidade e as consequências da doença", complementa.

A população adulta apresenta uma taxa de até 10% de infecção crônica1, possibilitando a evolução da doença para a cirrose e para o câncer de fígado. Um dos maiores perigos da hepatite B é a ausência de sintomas, pois muitas vezes a doença evolui progressivamente sem apresentar indícios e, quando a infecção é detectada, o câncer de fígado pode ter se manifestado. Esse tipo de tumor já figura entre as três primeiras causas de morte por câncer em homens e uma das principais causas nas mulheres1.

"Além da imunidade contra a hepatite B, a vacina oferece proteção contra outra doença que pode levar à morte, o câncer hepático causado pelo vírus B. O benefício dessa imunização é de extrema importância para a saúde da população, sendo considerada uma das primeiras formas de prevenção contra um tipo muito significativo de câncer", comenta a Dra. Carla Domingues, Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações - PNI.

Não é à toa que a hepatite B é uma grande preocupação para as autoridades brasileiras. Estudos realizados entre 1999 e 2010 mostram que a doença cresceu em todas as regiões do País. E, quando olhamos para fora das fronteiras, os números também assustam: mais de 2 bilhões de pessoas no mundo já foram contaminadas pelo vírus1.

Como prevenir a hepatite B

Como a infecção por hepatite B pode ser transmitida pelo contato com sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais de alguém que já tem infecção por hepatite B, a única forma efetiva de prevenção é a vacinação.

Com indicação para todas as pessoas até 49 anos no mercado público, a Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, contribui em parceria com o Instituto Butantan para o fornecimento desta vacina ao PNI, garantido assim a disponibilização para toda a rede pública em um esquema vacinal dividido em três doses: 0, 1 e 6 meses.

Independentemente da idade, alguns grupos específicos também podem se vacinar no SUS - Sistema Único de Saúde:

  • gestantes;

  • manicures e pedicures;

  • profissionais do sexo;

  • militares;

  • profissionais de saúde;

  • caminhoneiros;

  • usuários de drogas;

  • pessoas que fazem sexo com pessoas do mesmo sexo;

  • coletores de lixo;

  • tatuadores.

Além disso, pessoas de todas as faixas etárias também podem ser vacinadas nas clínicas privadas de todo o País.

Sintomas da hepatite B

Após a infecção, os sintomas podem demorar até seis meses para aparecer, sendo que os primeiros são:

  • fadiga;

  • falta de apetite;

  • dores nos músculos e nas articulações;

  • febre baixa;

  • pele amarelada e urina escurecida.

Mesmo num quadro crônico, com o fígado danificado, os pacientes podem não apresentar sintomas. Ao longo do tempo, essas pessoas podem ter sintomas de lesão hepática crônica e cirrose do fígado.

 

 

25/07/2014
por Topa Tudo News
Câmeras de Segurança são liberadas para Porto Seguro

Visando mais investimentos em segurança para Porto Seguro, a prefeita assegura mais um importante benefício para o município junto ao Estado.

Em audiência com o governador da Bahia, Jaques Wagner e com o  comandante da PMBA, Cel. Castro, acompanhada de seu esposo e pelo deputado, Ronaldo Carletto, nesta semana, ela conseguiu a liberação de câmeras de segurança para monitoramento no município.

Interligado à central da Polícia Militar, o equipamento será implantado em pontos estratégicos na zona urbana e em pontos turísticos, monitorando locais de grande circulação de pessoas. "O objetivo é intensificar os trabalhos voltados à segurança do cidadão, para garantir tranquilidade aos moradores e aos visitantes", afirma a prefeita.

Com Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

25/07/2014
por Topa Tudo News
Bandidos assaltam loja da Oi e atiram em funcionário em Teixeira de Freitas

Por volta das 11 horas da manhã de quarta feira (23/07), a loja  da Oi, situada na Rua Marechal Costa e Silva no centro da cidade, foi assaltada por 03 indivíduos que estavam armados a bordo de duas bicicletas.

De acordo com informações de testemunhas, dois bandidos adentraram na loja e anunciaram o assalto, renderam funcionários e levaram vários aparelhos celulares.

Um dos bandidos fugiu e outro, assustado com grito de um funcionário,  acabou disparando a arma, cujo tiro  atingiu o funcionário atingindo outro funcionário da loja de raspão na perna.

A vítima ferida foi socorrida por uma viatura da polícia militar e levado té o hospital Regional,  onde foi medicado e liberado.

O Povo News

25/07/2014
por Redação Topa Tudo News
Aeroporto de Teixeira de Freitas recebe sinalização de pista

O município de Teixeira de Freitas e  a  região comemoram as dificuldades que ficaram para trás na aproximação da data do primeiro voo comercial do aeroporto. No sábado (19) a sinalização da pista foi renovada, tudo está pronto para que Teixeira se conecte ao mundo. O Aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas está a um passo de entrar em operação, a missão de colocá-lo em funcionamento foi assumida pelo governo municipal no ano de 2013, depois de muitos anos em que foi praticamente desativado.

Os detalhes já foram feitos e conferidos, toda a pista teve a sinalização renovada. As linhas de identificação e o estacionamento estão prontos, assim como a área de embarque e desembarque. O Aeroporto de Teixeira de Freitas é uma das prioridades do governo municipal, que, com o apoio do governo estadual, entende a sua importância para o desenvolvimento da cidade, enquanto polo econômico e educacional.

A Prefeitura está na reta final para realizar um dos principais anseios da população, o trabalho para o funcionamento do Aeroporto foi feito desde a regularização de sua documentação a adequações físicas e estruturais. As negociações comerciais também estão acontecendo para, o quanto antes, oferecer a população o conforto de voos regulares.

Sul Bahia News

ESTÚDIO BAND - AO VIVO



PUBLICIDADE TRÁFICO NA MIRA
Nova coordenadora da 23ª Coorpin aponta combate às drogas comoprioridade
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






HORA DA BIRIBA # Rádio Brilho do Sol 23-07-2014 * MIRO COMENTA OBRAS DO ESTÁDIO MUNICIPAL E CAMPEONATO INTERMUNICIPAL


HORA DA BIRIBA * Radio Brilho do Sol # 18-07-2014


PASSANDO A LIMPO # 22-07-2014 * MIRO COMENTA RETOMADA DAS OBRAS DO ESTÁDIO E CONFIRMAÇÃO DA SELEÇÃO DE PORTO SEGURO NO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL, QUE COMEÇA EM AGOSTO.


PASSANDO A LIMPO # 14-07-2014 MIRO COMENTA CIRSCUNSTÂNCIAS DA CANDIDATURA DE MARIA MENEZES A DEPUTADA E SUA LEALDADE A ROBÉRIO E SEU GRUPO POLÍTICO.


BAND NOTÍCIAS # 25-07-2014


BAND NOTÍCIAS # 24-07-2014 * APRESENTADO PELO REPÓRTER RAIMUNDO LOPES, O PROGRAMA DESTACA A MORTE DO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA, VÍTIMA DE UM AVC, EXPECTATIVA EM TORNO DA CANDIDATURA DE ROBÉRIO OLIVEIRA A DEP ESTADUAL E OUTROS ASSUNTOS DA PAUTA REGIONAL


PUBLICIDADE
ENQUETE
Como você avalia atualmente o trabalho realizado pela prefeita Cláudia Oliveira?

Excelente
Bom
Regular
Ruim

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro