PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porto Seguro, 24 de Julho de 2016
Porto Seguro
+26°C

22/07/2016
por josemir tadeu
Prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri exonera todos os servidores em comissão e nomeados lotados no Gabinete da vice-prefeita Maria Menezes

O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri baixou decreto, exonerando todos os servidores que ocupavam cargos em comissão e nomeados lotados no Gabinete da vice-prefeita Maria Menezes. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial no dia 20 de julho.

Em entrevista ao agazetabahia.com, a vice-prefeita foi questionada como ficariam os cargos indicados por ela na Prefeitura. Ela foi categórica e respondeu que não tinha cargos. “Que cargos? ”, debochou.

O que deve ter revoltado as alas do governo de Neto foram as afirmações da vice-prefeita ao enfatizar que estaria candidata para fazer as mudanças que Eunápolis sonha, sem mesmo ter comunicado sobre a sua pré-candidatura a prefeita, e ainda por cima ter desdenhado, dizendo que estaria pedindo o apoio do prefeito para sua campanha política.  Dentre os cargos que estavam sob a batuta de Maria, ainda resta o do secretário Flávio Viana, que após essa paulada deve pedir demissão. Embora ele tenha dito que não está se envolvendo na pré-campanha de Maria Menezes.

Veja abaixo a relação dos servidores exonerados: 

Fonte: A Gazeta

22/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Misturar bebidas alcoólicas com energéticas aumenta o desejo por álcool

Um estudo publicado recentemente no periódico científico Alcoholism: Clinical and Experimental Research, apontou que o consumo simultâneo de bebidas com cafeína e álcool pode levar a um aumento de beber em binge. “Beber em binge” consiste em ingerir pelo menos cinco doses de bebida alcoólica, no caso dos homens, ou quatro doses, no caso das mulheres, em um período de duas horas. Tal comportamento é apontado por especialistas como nocivo por aumentar a probabilidade de intoxicação e estar associado a um aumento do comportamento de risco. Para chegar a tal resultado, cientistas da Universidade Northen Kentucky, nos Estados Unidos, realizaram um experimento com 13 homens e 13 mulheres adultos, da mesma idade e que tinham o hábito de beber socialmente. Ao longo das seis sessões, os participantes receberam uma mistura entre as seis seguintes: vodca com refrigerante descafeinado, vodca e uma bebida energética média, vodca e uma bebida energética grande, um refrigerante descafeinado, uma bebida energética média ou uma bebida energética grande. Ao final da sessão, os participantes classificavam seus desejos por álcool e realizavam teste do bafômetro para medir a concentração do álcool no organismo. De acordo com o resultado, o desejo por mais bebida fica ainda maior quando ela é misturada a um energético. Os autores concluíram que há, portanto, evidência de que a mistura de bebidas alcoólicas com energético resulta em um maior desejo de beber álcool, em comparação com a mesma quantidade de álcool consumida sozinha. Pesquisas anteriores já haviam advertido que a cafeína mascara os efeitos intoxicantes do álcool, o que pode levar a comportamentos mais arriscados. Ainda não se sabe de que forma a cafeína aumenta a fissura pelo álcool, mas a especialista, que também é coordenadora do projeto Balada com Ciência da Unifesp e pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), acredita que pode ser um mecanismo comportamental. “O álcool, inicialmente, deixa a pessoa mais descontraída, e o energético mais alerta. Como o energético mascara o efeito depressivo do álcool, a pessoa só sente a parte positiva. Com isso, a sensação de bem-estar estimula o consumo excessivo”, explica.

 

Fonte: Bahia Noticias

22/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Eunápolis terá 1ª Semana da Floresta

A Aspex (Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e Extremo Sul da Bahia) promove, de 31 de agosto a 2 de setembro, em Eunápolis, a Semana da Cadeia Produtiva Florestal do sul e extremo sul da Bahia, focando no tema Desenvolvimento com Sustentabilidade. Será um workshop com palestras, mostras e visitas técnicas, além de oportunidade de negócios para o setor. O prefeito Neto Guerrieri apoia integralmente a iniciativa e foi convidado para instalar seu gabinete dentro do evento, o que seria uma ação inédita. 

CENÁRIO - O alcance social e econômico das florestas plantadas da Bahia beneficia mais de 320 mil pessoas com a geração de empregos diretos, indiretos e efeito-renda. Com mais de 80% de suas florestas certificadas, a indústria de base florestal contribui para a proteção de cerca de 480 mil hectares na forma de Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente e Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

 

 

Fonte: Bahia40graus

22/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Porto Seguro vai requalificar as balsas e terminais, investimento será de R$ 8 milhões

Após polêmicas e discussões, autoridades assinaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC) definindo as condições das mudanças que serão feitas, na quinta-feira, 21, em uma reunião aberta realizada na Câmara de Vereadores.

Entre agosto deste ano e dezembro e 2017, serão investidos R$ 8 milhões de reais na requalificação do sistema de transporte hidroviário de Porto Seguro, realizado por balsas na travessia do Rio Buranhém. As condições para o investimento, que não usará recursos públicos, foram estabelecidas em um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado pela Prefeitura local, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil, Capitania dos Portos, Observatório Social e empresas permissionárias do serviço de balsa.

“Este é um momento de grande satisfação em que chegamos à solução mais adequada depois de um trabalho feito por muitas mãos”, considerou o Procurador da República, Dr. Fernando Zelada.

Para o promotor Wallace Carvalho, a balsa é um assunto palpitante dentro da sociedade de Porto Seguro e de toda região. “Muitas melhorias serão colocadas em prática. É claro que este assunto não se esgota, mas o que de melhor poderia ser feito para o momento tenho certeza de que alcançamos”, afirmou.

Durante a apresentação técnica do secretário de Obras, Marlus Brasileiro, foram mostradas as intervenções previstas no TAC, como desapropriações, demolições, construções, reordenamento do trânsito, das filas, novos guichês, novos projetos de urbanização, estacionamentos, estaleiro para manutenção, entre outras melhorias que impactarão de forma positiva na prestação deste serviço. 

Segundo o presidente da organização não-governamental Observatório Social, Vinícius Parracho, a construção conjunta foi muito importante para a melhoria na prestação do serviço. “A cobrança eletrônica antecipada através de guichês será uma das grandes diferenças sentidas pelos usuários”, exemplificou.

 

 

Fonte: Bahia40graus

22/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Homem é preso acusado de abusar da própria filha em Teixeira de Freitas

tá preso na carceragem da 8ª Coorpin, após uma ação desencadeada pela delegada Kátia Guimarães, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Gildo dos Santos Costa, de 38 anos, natural de Caravelas e morador do bairro Liberdade II, na região sul de Teixeira de Freitas, acusado de violentar sexualmente a própria filha biológica.

Segundo a delegada Kátia Guimarães, a DEAM tomou conhecimento do caso através do Disque 100, número disponibilizado para receber denúncias de abusos sexuais e outros tipos de violência contra o público feminino. “Com a colaboração da mãe da menor, que suspeitando que o companheiro abusava da filha, fingiu sair de casa e retornou, flagrando o acusado em atitude suspeita, saindo do quarto da filha. Neste momento a mãe verificou que a menor, usando saia, estava sem calcinha e com esperma nas pernas”, informa Guimarães.

Com apoio do Conselho Tutelar, a mãe esteve na DEAM, onde comunicou o caso e acompanhou a filha nos exames de corpo de delito e coleta de material. Os resultados foram positivos, ou seja, a menina foi abusada sexualmente pelo pai. Após confirmação do abuso, a delegada representou pela prisão preventiva e o mandado foi expedido pela Vara Criminal da Comarca de Teixeira de Freitas.

Na tarde desta quarta-feira (20), a delegada Kátia Guimarães e os investigadores da DEAM, deslocaram-se ao bairro Liberdade II, onde prenderam o acusado. O mesmo foi conduzido até a sede da DEAM, onde, em depoimento assumiu que abusava da filha, desde quando ela tinha 11 anos de idade. Perguntado sobre como teria iniciado os abusos, o mesmo disse não saber.

Durante entrevista a delegada Kátia Guimarães esclareceu que todos os exames foram realizados e comprovaram os abusos. O teste de gravidez, de acordo com a delegada, deu negativo.

Após ser ouvido, Gildo dos Santos Costa, de 38 anos, acabou autuado por estupro de vulnerável, com base no Artigo 217 do Código Penal Brasileiro (CPB) e inicialmente permanece na carceragem da 8ª Coorpin, de onde deve ser recambiado nos próximos dias para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), onde vai permanecer à disposição da Justiça. 

 

Fonte: Teixeira News

22/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
TCU destrava edital que cria novos cursos de medicina pelo Mais Médicos

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (20) retirar a suspensão do edital de abertura de novos cursos de medicina lançado durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) no programa Mais Médicos. Os editais estavam suspensos desde outubro do ano passado, quando entidades médicas questionaram a constitucionalidade de supostas mudanças de regras no edital após o seu lançamento.

Com a decisão, dez municípios baianos que haviam sido selecionados retomam o processo de instalação de cursos de medicina: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro estão no primeiro edital; Euclides da Cunha, Irece, Brumado e Senhor do Bonfim no segundo. “Foi uma decisão sensata e atende ao planejamento de longo prazo do Mais Médicos, que é o de termos profissionais brasileiros em todos os municípios do interior e em todas as periferias, abrindo mão dos intercambistas”, disse o deputado Jorge Solla (PT-BA), que coordena no estado a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação dos Cursos de Medicina.

“As instituições de ensino investiram em infraestrutura, as prefeituras investiram na rede própria de saúde para atender as exigências mínimas do MEC para o período de internato, foram criadas residências médicas, e estava tudo ameaçado. Com esta decisão, agora as instituições de ensino e as prefeituras voltam a correr contra o tempo para iniciar as atividades dos novos cursos”, completou o deputado. Ele participou, em maio, de audiência com a ministra Ana Arraes, relatora da ação do Mais Médicos no TCU, quando cobrou celeridade na votação.

No julgamento desta quarta, houve uma rara discordância entre os ministros do TCU: enquanto Arraes entendeu haver ilegalidades no edital, o ministro Vital do Rêgo apresentou voto favorável à abertura dos novos cursos. O ministro alegou que seria um retrocesso para área de educação, além do prejuízo econômico das entidades que já investiram para instalação de novos cursos. Seu voto foi seguido por outros cinco ministros.

 

 

(Da redação TN)

21/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Estado Islâmico sugere formas de terror nos Jogos Olímpicos do Rio

O Estado Islâmico e outros grupos jihadistas conclamaram os seus seguidores a atuar como "lobos solitários" e realizar ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. Entre os alvos sugeridos estão as delegações e visitantes dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Israel. Os métodos propostos abrangem a utilização de drones com pequenos explosivos, acidentes de trânsito e o uso de veneno e medicamentos. A defesa dos ataques foi realizada em inglês por meio do aplicativo de mensagens Telegram, que costuma ser usado para estimular a ação de "lobos solitários", revelou análise do SITE Intelligence, consultoria especializada na atuação de grupos extremistas na internet, que é referência no tema até para o governo dos Estados Unidos. Em junho, o Estado Islâmico criou no Telegram o primeiro canal para disseminação de propaganda jihadista em português, voltado para o público brasileiro. Desde então, seguidores do grupo passaram a disseminar a incitação de atos terroristas por um grupo que se autointitula "Ansar al-Khilafah Brazil", que se apresenta como baseado no País. O autor das mensagens orientou os seguidores a se aproveitarem das favelas do Rio onde a criminalidade é disseminada e a usarem a "porosa fronteira" com o Paraguai para levar armas ao Brasil. "O recente post sobre os Jogos Olímpicos do Rio diz que vistos, entradas e viagens para o Brasil serão fáceis de obter'", ressaltou a análise do SITE. Segundo a empresa, os jihadistas utilizam o Telegram para fornecer manuais para realização de atentados e celebram a realização de ataques. O SITE sugeriu que o governo brasileiro não descarte nenhuma ameaça e estude a ação online do Estado Islâmico e outros grupos jihadistas voltada não apenas para o público que fala português. "O terrorismo moderno é um novo fenômeno para o qual as mídias sociais desempenham um papel perigoso, com chamadas para ataques que alcançam usuários ao redor de todo o mundo", afirmou a análise. "Os ataques terroristas nos últimos dois anos mostram que nenhum país do mundo está imune à ameaça do EI e de jihadistas radicais". Na avaliação da consultoria, os recentes chamados para ataques nos Jogos Olímpicos não são surpreendentes. "Esse é um evento mundial e um alvo que é justificável tanto para EI quanto para outros jihadistas". Na avaliação da consultoria, ataques recentes por lobos solitários mostraram que a estratégica dos terroristas tem sido bem-sucedida. Há três dias, um imigrante afegão feriu quatro pessoas a machadadas na Alemanha, em um ataque que parece ter sido inspirado no EI. Na semana passada, um tunisiano matou 84 pessoas em Nice, na França, usando um caminhão como arma. Um mês antes, um filho de afegãos nascido nos Estados Unidos assassinou 49 pessoas a tiros em uma casa noturna gay de Orlando. "Isso só alimenta mais chamados por ataques e será preciso apenas um atacante disposto a agir no Brasil para desempenhar esse papel", observaram os analistas do SITE.

 

Fonte: Bahia Noticias

21/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Novo chefe do Ibama na Bahia já foi multado pelo órgão quando era prefeito de Caravelas

Nomeado na última segunda-feira (18) para o comando da Superintendência do Ibama na Bahia, Neuvaldo David de Oliveira respondeu a processo no próprio órgão por infringir leis ambientais quando era prefeito de Caravelas. David da Caixa, como é conhecido, foi autuado em 23 de fevereiro de 2006 pelos agentes do Ibama de Teixeira de Freitas e penalizado com multa de R$ 50 mil, por ter instalado rede elétrica na orla da cidade, zona de restinga classificada como Área de Preservação Permanente. Como até hoje não quitou o débito, hoje calculado em cerca de R$ 170 mil, o político foi inscrito na Dívida Ativa da União. Apesar do histórico, David da Caixa ganhou a chefia do setor responsável pela proteção ao meio ambiente no estado, como parte do acordo para dividir cargos no governo Michel Temer (PMDB) entre deputados que votaram a favor do impeachment. Dirigente do PV de Caravelas, o novo superintendente foi indicado pelo deputado federal Uldurico Júnior, presidente do partido na Bahia.

Abacaxi na Justiça
Além do processo no Ibama, David da Caixa responde a ação civil por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2009. À época, o ex-prefeito de Caravelas teve as contas de 2008 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, ausência de licitação sem justificativa e gastos excessivos com combustível, passagens e diárias.  Após encaminhar representação contra o  político ao MPE,  o TCM  incluiu seu nome na lista de candidatos “fichas-sujas”. Procurado, David da Caixa não foi encontrado na sede do órgão até a noite desta quarta-feira (20). De acordo com informações de servidores do Ibama, o novo superintendente ainda não havia tomado posse. 

(Informações: Satélite/Correio)

21/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
TCU derruba recurso da Unesulbahia e curso de medicina em Eunápolis será implantado

Tribunal de Contas da União destravou o edital que estava parado devido a recursos judiciais movidos pela faculdade Unesulbahia e entidades médicas. Agora só o STF pode parar a implantação das 55 vagas de medicina criadas em Eunápolis. A vencedora da licitação foi a Rede Pitágoras.

A cidade de Eunápolis comemora a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira, 20 de julho, de retirar a suspensão do edital de abertura de novos cursos de medicina no programa Mais Médicos, que estavam suspensos desde outubro do ano passado, quando a faculdade local Unesulbahia e entidades médicas de outros estados questionaram a constitucionalidade de supostas mudanças de regras no edital após o seu lançamento.

Com a decisão, Eunápolis e mais 9 municípios baianos que haviam sido selecionados retomam o processo de instalação dos cursos de medicina. Os demais municípios são Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro (1º edital); Euclides da Cunha, Irece, Brumado e Senhor do Bonfim (2º edital). 

A prefeitura de Eunápolis investiu na rede própria de saúde para atender as exigências mínimas do MEC para implantação do curso de medicina, foram criadas, inclusive, condições no Hospital Regional para residência médica, mas estava tudo ameaçado pelos recursos judiciais. 

Com a decisão do TCU, a prefeitura volta a se preparar para receber o curso de medicina na cidade, que deve alavancar a economia local, principalmente o comércio e os setores de serviços e imobiliário.

No julgamento desta quarta, o ministro Vital do Rêgo apresentou voto favorável à abertura dos novos cursos. O ministro alegou que seria um retrocesso para área de educação, além do prejuízo econômico das entidades que já investiram para instalação de novos cursos. Seu voto foi seguido por outros cinco ministros.

 

 

Fonte: Bahia40graus

21/07/2016
por Redação do Topa Tudo News - Marinho Silva
Metade dos jovens depende de programas do governo para cursar universidade

Pesquisa apresentada nesta quarta-feira (20) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 50,5% dos jovens que pretendem ingressar em curso superior de universidade não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas de financiamento do governo. Entre os entrevistados, 37,3% informaram que poderia pagar as mensalidades e 12,2% disseram que talvez tenham condições de pagar. O estudo ouviu mil brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo. Ao serem questionados sobre o interesse em pleitear uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) – que concede bolsas parciais e integrais, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 57,9% disseram que tentariam ingressar no programa, 38,1% não têm interesse no auxílio e 4% não souberam responder. Sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), 50,3% dos entrevistados tentariam essa modalidade, 41,4% não tentariam e 8,3% não souberam responder. O Fies é um empréstimo para custear graduação em instituição privada de ensino a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual de custeio varia conforme a renda familiar mensal. Segundo a Agência Brasil, a pesquisa também perguntou aos estudantes o que pensam sobre a proposta de redução de investimentos em educação pelo governo federal. A maioria (75%) disse que é contrária ao corte. Sobre a cobrança de mensalidades por universidades públicas, mais da metade (57,3%) também se opôs à proposta. Se pudessem escolher, 71,2% dos entrevistados optariam por uma universidade pública, enquanto 25,1% escolheriam uma instituição particular e 3,7% não responderam.

Fonte: Bahia Noticias





PUBLICIDADE CIDADE
Decoração do São João Elétrico encanta moradores e turistas
CLASSIFICADOS
BUSCAR NOS CLASSIFICADOS






Passando a Alimpo Rádio Brilho do Sol 26-12-2014


PASSANDO A LIMPO # RADIO BRILHO DO SOL 15-12-2014


PASSANDO A LIMPO # 18 - 07 - 2016


PASSANDO A LIMPO # 15 - 07 - 2016


BAND NOTICIAS # 15 - 07 - 2016


BAND NOTICIAS # 13 - 07 - 2016


PUBLICIDADE
ENQUETE
O que você acha da legalização do transporte alternativo em Porto Seguro?

Acho uma excelente ideia, precisa ser regularizado.
Deve ser regularizado, mas em número limitado de veículos
Sou contra, vai prejudicar os taxistas e mototaxistas
Os clandestinos não tem responsabilidade e não devem ser legalizados
A prefeitura deveria liberar para todo mundo e a população que escolhesse quem ela quisesse

     

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

VERSÃO ANTERIOR
- Rede Topa Tudo
- Blog do Miro